Dar vida aos dias
2016-03-31

'Dar vida aos dias', é um projeto de voluntariado, desenvolvido na Estrutura Residencial para Idosos I (ERPI) e Centro de Dia, do Centro Social e Paroquial de Alfena, nos dias 29 de Fevereiro e 1 de Março, que deu lugar à realização de filmagens, para a construção de um vídeo, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo.

A realização deste vídeo, contou com a participação de 24 Idosos, da ERPI I e Centro de Dia, que nestes dias, se prontificaram a demonstrar, aquilo que é a realidade dos seus dias: a prática de exercício físico, a participação em actividades lúdicas, como são exemplo os jogos tradicionais, a pintura e ainda, o convívio social. Sendo esta a realidade que dá vida aos seus dias, importou-nos aqui retratá-la, com recurso a um vídeo, dando a conhecer às pessoas que é possível dar qualidade de vida aos dias dos idosos institucionalizados, promovendo um estilo de vida saudável, a sua autonomia e bem-estar físico, bem como o seu desenvolvimento pessoal e social.

Um projecto que partiu da vontade dos participantes em mostrar que a etapa da vida em que se encontram, o envelhecimento, deve ser encarada e perspectivada com energia e vontade de dar vida aos seus dias, não sendo os mesmos destinados às rotinas e ao fim da vida.

O desenvolvimento deste projeto não seria possível sem a colaboração de várias pessoas, a quem deixo o meu apreço e profundo agradecimento.

Ao CSPA, por ter aberto portas a este projecto, aos Idosos da ERPI I e Centro de Dia, pela constante vontade e alegria de viver; ao Marcelo Vilela (da empresa wephoto), pela disponibilidade que demonstrou em colaborar neste projeto, pelo profissionalismo das filmagens e edição do vídeo, e à Andreia Moreira, Técnica de Recursos Humanos do CSPA, pelo apoio e incentivo constante.

Para consultar o vídeo basta carregar aqui.

Liliana Teixeira

Voltar