Busca Pólos II
2016-03-31

‘Na nossa escuridão, acende, Senhor, a Tua luz de amor.’

Encontrar luz. Ser luz. Foram estes os dois princípios orientadores do ‘Busca Pólos’, actividade pensada pela Pastoral da Juventude, para colocar em diálogo duas gerações apenas distantes no número de anos de vida que somam.

O ano começou com um encontro entre jovens e idosos residentes no Pólo I, do Centro Social e Paroquial de Alfena (CSPA). O momento de convívio e oração, que aqui tomou lugar, marcou de tal forma os participantes, que se impôs como necessário repetir a dinâmica. O ‘Busca Pólos II’ foi a resposta. Aconteceu no passado dia 6 de Março, desta vez na Estrutura Residencial Para Idosos, do Pólo II, do CSPA, e combinou não duas, mas três gerações diferentes. Por se tratar de uma tarde de domingo, os familiares dos mais velhos foram convidados a participar na actividade e o envolvimento não podia ter sido mais positivo.

Tal como na primeira vez, a interacção entre jovens e idosos foi despertada por uma fotografia. O objectivo era encontrar o rosto marcado na imagem e descobrir um aspecto sobre a identidade da pessoa visada. As histórias foram surgindo, as palavras trocadas foram mais do que muitas. Estava criada a cumplicidade para um momento de oração Taizé.

O espaço preparado para o efeito quase se tornou pequeno para acolher todos aqueles que nele quiseram participar. Envolvidos por cânticos de louvor, o agrado tornou-se visível em olhares ternos.

Gratos os familiares pela alegria dos seus mais velhos, para os jovens fica a satisfação de ser personagem chave em mais uma história que estes têm agora para contar.

Andreia Moreira

Voltar